Nossa Senhora das Dores
desenvolvimento de metodologia para remoção de repintura oleosa, com base em um estudo de solubilidade
Palavras-chave:
Escultura em madeira, Conservação e restauração, RepinturaResumo
O presente trabalho consiste na conservação-restauração de uma escultura em madeira policromada de talha inteira de Nossa Senhora das Dores, possivelmente executada no século XVIII, a qual possui características atribuíveis à Escola do Mestre de Sabará. A procedência da peça é a Capela de Nossa Senhora do Rosário, localizada em Mestre Caetano, distrito de Sabará - Minas Gerais, Brasil. Dois pontos cruciais encontrados na escultura são: a sua instabilidade estrutural causada por insetos xilófagos e a alteração estética causada por camadas espessas de repinturas. O enfoque principal do trabalho se resume nas reflexões teóricas, critérios e desenvolvimento de metodologias, a partir de testes de solubilidade, que deram base para a remoção segura das camadas de repintura oleosa. Levou-se em conta o contexto da escultura, sua representação iconográfica e perda dos seus atributos, com objetivo de resgatar e valorizar as suas características históricas e estéticas.