Comparação crítica entre renderização e renderização em tempo real
Palavras-chave:
Animação, Imagem tridimensionalResumo
Foi feita uma comparação crítica entre uma cena tridimensional renderizada nos computadores do laboratório 3D-A da Escola de Belas Artes da UFMG utilizando o Blender Cycles e a Unreal Engine 4. Esta cena foi criada deliberadamente com o intuito de explorar as principais diferenças entre os resultados obtidos, contendo mostras de quantidade de geometria, nove exemplos de materiais básicos (difuso, metálico, anisotrópico, liso, vidro, SSS, materiais texturizados, texturas procedurais e um teste de brilho), dois tipos de iluminação (point light e HDRi), além de uma pequena animação de 325 quadros feita para rodar a 25 quadros por segundo, criada para testar as diferenças situacionais de iluminação (moção, matiz e intensidade), exportações e tempo de execução. Encontramos no resultado da Unreal Engine 4 uma diferença substancial do tempo de finalização em detrimento da qualidade visual conseguida na imagem renderizada com o Blender Cycles.