Análise de tutoriais e Level design

uma comparação entre Super Mario Bros e Shadow of the Colossus

Autores

  • Paulo Eduardo dos Reis Universidade Federal de Minas Gerais - EBA

Palavras-chave:

Level design, Game design, Tutorial, Jogos

Resumo

Faço uma análise sobre os conceitos de Game design e Level design, deixando claro como o estudo das aplicações dos conceitos no começo do jogo é de fundamental importância, visto que é o que prende ou não o jogador nos seus primeiros minutos ou horas.
Uma análise comparativa sobre 2 jogos de épocas diferentes, Super Mario Bros (1983) e Shadow of the Colossus (2005), deixa claro que, independente da época, é possível aplicar os mesmos conceitos de tutoriais que interessam e ensinam o jogador de forma sutil, sem que seja necessário que textos ocupem parte da tela ou que o jogador pause o jogo para aprender comandos básicos. Além disso, há sutileza em usar as próprias mecânicas a serem usadas no jogo como forma de ensinar mecânicas similares, enquanto usando a memória do jogador para perceber padrões. Este trabalho contribui com a análise e a apresentação da possibilidade de construção de um tutorial mais lúdico para novos desenvolvedores, além de abrir espaço para uma discussão sobre tutoriais e não apenas como uma forma rápida e favorável para ensinar o jogador, muitas vezes sendo vista como algo chato e entediante.

Publicado

2024-11-27

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso