Recursos vídeo-cinemáticos na escola de tempo integral

Autores

  • Julio Cesar de Senna Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Gira-vidas (filme), Cinema na educação, Educação integral

Resumo

O texto faz um relato sobre a trajetória histórica de experiências da escolarização pública em tempo integral no Brasil, destacando a primeira experiência que foi desenvolvida pelo governo da Bahia na década de 1950. Também descreve outras experiências de educação em tempo integral em épocas e governos diferentes do país. O avanço do pensamento por necessidade, entre educadores e gestores públicos, sobre o aprimoramento da qualidade do ensino público no Brasil em meio ao avanço globalizado de conhecimentos multiculturais, via instrumentos tecnológicos aos olhos das crianças brasileiras. Fala da importância de se pensar o currículo integrado como instrumento educacional além do ambiente escolar. Da necessidade de uma reestruturação de modelos, conteúdos e metodologias educacionais que possibilitem aos educandos se adequar às necessidades exigidas pela pressa da contemporaneidade. Relata também a importância do ensino de arte nas escolas e as possibilidades através de arquiteturas tecnológicas, e como foco principal o audiovisual nas escolas de tempo integral. Descreve também uma experiência em que alunos de uma escola de tempo integral tiveram em oficinas de artes e encerra apresentando uma análise desse percurso.

Publicado

2025-05-20

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso