Palestra Internacional

Uma importante iniciativa promovida pela professora Soraya Coppola para a consolidação deste grupo, foi a realização da palestra da professora da Universidade de Bolonha, Maria Giuseppina Muzzarelli na UFMG em 2017.

Bacharel em Filosofia (1973),a professora ensina na universidade que leciona as disciplinas de História Medieval e História da Cidade (campus de Bolonha) e História dos Costumes e da Moda (Campus Rimini). É membro do Departamento de História, Cultura e Civilização. Sua linha de pesquisa é História da Cultura, Mentalidade e Sociedade. Durante anos pesquisou o tema do crédito solidário através do estudo do Montepio da Piedade (Monti di Pietà: Il denaro e la salvezza. L’invenzione del Monte di Pietà, Bologna, Il Mulino, 2001). Trabalhou com pregação/comunicação e pesquisou o tema dos papéis e figuras femininas. Autora de mais de 150 artigos, editora de mais de uma dúzia de coletâneas, autora de dez livros, também organizou várias exibições e coordenou e dirigiu diversos projetos de pesquisa nacionais e participou de vários grupos internacionais de pesquisa.


Na conferência Moda e Città: Le città nella moda italiana apresentada pela professora italiana em 11 de outubro de 2017 no auditório da reitoria, a professora Maria Muzzareli fez um percurso histórico do fim da Idade Média à contemporaneidade no qual analisou da moda e sua relação com os espaços urbanos.

É possível conferir a fala da professora no link abaixo: