A Verdade no Olhar do Ator que Mente

Rafael Conde de Resende

Resumo


A presença e trabalho do ator na cena do filme é diferente da presença e trabalho pensados para a cena do teatro. Diante da possibilidade de experimentar procedimentos comuns entre um campo e outro, o ator determina um espaço bem particular, pensa uma forma de interação com o público e se molda ao jogo de cena proposto pela especificidade do projeto do drama em cada campo. A verdade buscada na presença do ator distingue ilimitadas formas de entender seu trabalho no filme e seu trabalho na peça. O artigo trabalha esse diálogo entre cinema, teatro e literatura tomando como objeto de análise a realização de um filme, simultaneamente a uma peça teatral, ambos inspirados no conto Brincadeira de Anton Tchekhov.


Palavras-chave


ator; teatro; cinema; literatura; encenação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Rafael Conde de Resende

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Escola de Belas Artes - UFMG UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais
PÓS:Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG
ISSN: 1982-9507 | ISSN ELETRÔNICO: 2238-2046
Escola de Belas Artes
Av. Antonio Carlos, 6627. Pampulha
CEP 31270-901
Belo Horizonte, MG
 


A Revista PÓS está disponível sob a Licença
 
Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.