No ano de 2022, atuam no Programa 45 docentes. A excelência do corpo docente se reflete no fato de que 06 docentes são bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq e/ou Pesquisador Mineiro da FAPEMIG, levando em consideração a escassa disponibilidade de bolsas dessa categoria na área de Artes. Também destaca-se a efetiva participação de nossos docentes como artistas das diversas áreas em eventos de relevância nacional e internacional. A diversidade na formação do corpo docente é outro fato de relevância, dado que a maioria dos docentes obteve seu doutorado em universidades de primeira linha no Brasil e no exterior.

A seguir, a relação de professores-orientadores por linha de pesquisa, com link para o currículo Lattes no nome do professor e seu campo de trabalho. Para saber sobre a descrição das linhas de pesquisa, ir à aba Linhas de Pesquisa localizada à esquerda da página.

1. Artes da Cena

Profa. Dra. Alba Pedreira Vieira
Colaboradora – Universidade Federal de Viçosa
Campo de trabalho: a) Processos de criação e poéticas nas Artes da Cena; b) Estudos e Poéticas do corpo; c) Memórias da Dança no Brasil; d) Improvisação em dança e e performance; e) Arte, corpo, dança e imaginação; f) Pluriepistemologias e cosmoperceções ameríndias; g) Pesquisas em Dança: campos expandidos.

Prof. Dr. Arnaldo Leite de Alvarenga
Departamento de Artes Cênicas da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) Memória e História da Dança do Brasil e globais (criação e ensino); b) Estudos sobre o corpo na dança; c) Preparação corporal para a cena.

Profa. Dra. Carla Andrea Silva Lima
Departamento de Artes Cênicas da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) Processos criativos e formativos nas Artes da Cena; b) Estudos sobre o corpo; c) Poéticas da corporeidade relacionadas ao trabalho sobre si; c) Arte e psicanálise.

Prof. Dr. Cristiano Cezarino Rodrigues
Departamento de Projetos, Escola de Arquitetura da UFMG
Campo de trabalho: a) Práticas e poéticas espaciais, visuais e sonoras cênicas e performáticas; b)Africanidades e a cidade: diálogos e prospecções pela arte; c) Design da performance e a cenografia em campo ampliado (artes cênicas e performáticas, expografia, eventos, direção de arte etc); d)genealogia da cenografia e dos elementos que compõem as visualidades da cena em Minas Gerais

Prof. Dr. Fernando Antonio Mencarelli
Departamento de Artes Cênicas da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) Teatro Brasileiro e histórias globais do teatro; b) Processos criativos e formativos em Artes da Cena, transdisciplinaridade e transculturalidade; c) Políticas Culturais, Educação superior e Artes da Cena: diálogos entre artes, humanidades e ciência.

Profa. Dra. Heloisa Marina 
Departamento de Artes Cênicas da EBA/UFMG
Campo de trabalho: a) modos de produção e gestão cênica; b) políticas culturais; c) atriz-produtora: interfaces entre criação artística e mercado cultural; d) diversidade e perspectivas étnicas para a prática, produção e ensino do teatro

Prof. Dr. Marcelo Eduardo Rocco de Gasperi
Prof. colaborador – Departamento de Artes Cênicas – UFOP
Campo de trabalho: a) Processos Criativos nas artes da Cena; b) Estudos de Processos e Poéticas da Cena Contemporânea; c) Estudos dos conceitos operativos da arte da performance.

Profa. Dra. Bya Braga (Maria Beatriz Braga Mendonça)
Departamento de Artes Cênicas da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) Atuação e Improvisação performativas (Teatros físicos, Máscaras Teatrais, Mascaramentos expandidos, Teatros de tradições culturais, Artesania de atuadoras/es, Mímica Corporal); b) Processos de criação e educativos da cena relacionados à atuação performativa; c) Pesquisa de atuação performativa guiada pela prática cênica; d) Mulheres nas artes da cena.

Profa. Dra. Marina Marcondes Machado
Departamento de Artes Cênicas da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) poéticas da cena; b) etnografias; c) novas dramaturgias

Profa. Dra. Mônica Medeiros Ribeiro
Departamento de Artes Cênicas da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) Estudo de processos de criação em artes da cena; b) Estudos do corpo nas artes da cena c) Improvisação em dança; d) Estudos epistemológicos nas Artes da Cena; e) Políticas Culturais f) Preparação corporal e direção de movimento cênico.

Prof. Dr. Rogério Lopes da Silva Paulino
Teatro Universitário da EBAP/UFMG
Campo de Trabalho: a) Máscaras afro-brasileiras e o mascaramento nas artes da cena; b) Manifestações cênicas da cultura popular afro-brasileira; c) Atuação teatral e processos de criação cênica no espaço público; d) Temas relacionados à pesquisa prática na cena preta


 

2. Artes Visuais 

Prof. Dr. Adolfo Enrique Cifuentes
Depto. de Fotografia e Cinema da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: Artes Visuais com ênfase nas interfaces da imagem fixa (fotografia) e imagem-tempo (vídeo-cinema) nas suas diferentes articulações com outros campos de criação e operações estéticas, simbólicas, culturais e políticas.

Prof. Dr. Amir Brito Cadôr
Depto. de Desenho da EBA/UFMG 
Campo de Trabalho: a) Poéticas Visuais; b) Publicações de Artista; c) Acervos Artísticos; d) Curadoria e) Sistemas da Arte

Profa. Dra. Angélica Oliveira Adverse
Departamento de Desenho EBA/UFMG
Campo de trabalho: a) teoria crítica da arte b) filosofia da arte c) estética d) teorias da modernidade d) teoria da moda c) história da moda e) teoria do design f) história do design g) relações interdisciplinares e transdisciplinares entre a arte, a moda e o design.

Profa. Dra. Elisa Campos
Depto. de Desenho da EBA/UFMG 
Campo de Trabalho: a) Laboratórios de Estudos e Vivências da Espacialidade: crítica, curadoria e estratégias artísticas entre o museu e o espaço público; b) O discurso da matéria na Arte Contemporânea através de apropriações, grafias e imagens fotográficas e videográficas.

Prof. Dr. Fabrício Jose Fernandino
Depto. de Artes Plásticas da EBA/UFMG
Campo de trabalho: a) Artes Visuais: Escultura, Instalações Escultóricas, Arte ambiental, Vídeo Instalação; b) Poéticas tecnológicas:.Projetos Tridimensionais interativos; c) Projetos Transdisciplinares: Diálogos entre Artes, Humanidades e Ciência.

Profa. Dra. Laura Rabelo Erber
Professora Colaboradora, University of Copenhagen
Campo de trabalho: a) Arte Contemporânea, b) Estudos Visuais, c) Teoria da Imagem, d) Arte e Política

Prof. Dr. Marcelo Simon Wasem
Departamento: Artes Visuais (docente colaborador da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB)
Campo de Trabalho: a) poéticas colaborativas e processos artísticos em espaços não convencionais, b) práticas ampliadas do desenho e escultura c) escuta no campo expandido entre sonoridade, radiofonia e ruidologia

Prof. Dr. Marcos Cesar de Senna Hill
Depto. de Artes Plásticas da EBA/UFMG 
Campo de trabalho: a) Arte Brasileira do Séc. XVI à contemporaneidade; b) Arte Moderna e Contemporânea no Mundo. c) Curadoria. d) Invenção Artística e Contemporaneidade.

Profa. Dra. Maria Angélica Melendi
Depto. de Artes Plásticas da da EBA/UFMG 
Campo de Trabalho: a) Arte Latino-americana; b) arte contemporânea, memória, política.

Profa. Dra. Maria do Carmo de Freitas Veneroso
Depto. de Artes Plásticas da EBA/UFMG 
Campo de Trabalho: a) Estudos em arte moderna e contemporânea; b) Experiências interartes com foco nas relações palavra/imagem; c) Gravura, arte impressa; d) Arquivo, coleção, fotografia, apropriação e colagem na arte moderna e contemporânea; e) Poéticas Visuais.

Profa. Dra. Patricia Dias Franca-Huchet
Depto. de Desenho da EBA/UFMG 
Campo de Trabalho: a) O artista como iconógrafo; b) imagem (desenho, pintura, fotografia), literatura e ficção nas artes plásticas e visuais; c) a história e a montagem como objeto de estudo artístico.

Profa. Dra. Patricia Gomes de Azevedo
Depto. de Fotografia e Cinema da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) Poéticas visuais em fotografia contemporânea; b) performance; c) performance para câmera; d) colaboração em arte; e) estudos de gênero e fotografia 

Profa. Dra. Rachel Cecília de Oliveira
Depto. de Artes Plásticas da EBA/UFMG 
Campo de trabalho : a) Filosofias das artes contemporâneas, b) Crítica das artes c) Interseções entre crítica, teoria, filosofia e história das artes d) Arte e descolonização

Profa. Dra. Rita Lages Rodrigues
Depto. de Artes Plásticas da EBA/UFMG 
Campo de trabalho: a) História da Arte; b) História das Mulheres Artistas; c) Estudos de Gênero e Arte; d) Patrimônio Cultural e memória; e) Arte Urbana e Arte Pública.

Profa. Dra. Rizzia Soares Rocha
Bolsista PNPD/CAPES
Campo de trabalho: a) Crítica da arte contemporânea; b) Arte e descolonização; c) Estética e filosofia da arte.

Prof. Dr. Rodrigo Vivas
Depto. de Artes Plásticas da EBA/UFMG 
Campo de trabalho: a) História da Arte brasileira; b) Crítica de Arte Brasileira; c) Teoria da História da Arte; d) Coleções e Museus; e) Curadoria; f) Salões de Arte e critérios de distinção artística.

Prof. Dr. Stéphane Huchet
Depto. de Análise Crítica e História da Arquitetura e do Urbanismo, Escola de Arquitetura da UFMG
Campo de Trabalho: a) História e Teoria da Arte e da Arquitetura; b) Relações entre Artes Plásticas e Arquitetura, Espaço e Experiência; c) Filosofia da Arte

Profa. Dra. Yacy-Ara Froner
Depto. de Artes Plásticas da EBA/UFMG 
Campo de Trabalho: a) Acervos e Coleções analisados por meio do interstício dos estudos de Curadoria, Teoria Crítica e História da Arte. b) Os campos correlacionados da História da Arte e da História da Arte Técnica.


 

3. Cinema

Profa. Dra. Ana Lúcia Andrade
Depto. de Fotografia e Cinema da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) Linguagem e narrativa cinematográficas; b) Cinema Clássico; c) Análise fílmica.

Prof. Dr. Daniel Leal Werneck
Depto. de Fotografia e Cinema da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) Estudos teóricos ou práticos em Cinema & TV; b) relações entre cinema e sociedade.

Prof. Dr. Evandro José Lemos da Cunha
Depto. de Fotografia e Cinema da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) Cinema; b) Ensino a Distância; c) Cinema e Memória; d) Produção Audiovisual

Prof. Dr. Leonardo Alvares Vidigal
Depto. de Fotografia e Cinema da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) Artes; b) Cinema; c) Montagem; d) Música Popular, e) Estudos Caribenhos.

Prof. Dr. Luiz Nazario
Depto. de Fotografia e Cinema da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) Cinema e História.

Prof. Dr. Mauricio Silva Gino
Depto. de Fotografia e Cinema da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) Linguagem da Animação; b) Cinema documentário imersivo; c) Imagem animada na Educação e na Divulgação Científica.

Prof. Dr. Rafael Conde de Resende
Depto. de Fotografia e Cinema da EBA/UFMG 
Campos de trabalho: a) cinema e outros processos audiovisuais, b) teatro, c) direção, roteiro e realização.


 

4.  Ensino-aprendizagem em Arte

Profa. Dra. Ana Cristina Carvalho Pereira
Departamento de Artes Cênicas da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) Ensino de Dança no contexto formal e não-formal; b) Formação de professores de Dança tanto inicial, quanto continuada; c) Experiências que contemplem processos de ensino-aprendizagem em Dança. Site: dancaufmg.wix.com/gestoLab

Prof. Dr. Arnaldo Leite de Alvarenga
Departamento de Artes Cênicas da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) Ensino de Dança no contexto formal e não-formal; b) Formação de professores de Dança inicial e continuada; c) Experiências que contemplem processos de ensino-aprendizagem em Dança.

Profa. Dra. Gabriela Córdova Christófaro
Departamento de Artes Cênicas da EBA/UFMG
Campo de trabalho: a) Ensino-aprendizagem de Dança; b) Abordagens somáticas e metodologias para o ensino-aprendizagem de dança; c) Políticas do corpo em processos artísticos e docentes; d) Políticas públicas em Arte e Educação.

Profa. Dra. Lucia Gouvea Pimentel
Depto. de Artes Plásticas da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) Arte, metáfora, cognição e imaginação. b) ArteCiência. c) Ações afirmativas e materiais pedagógicos em Artes. d) Culturas indígenas e Tecnologias Contemporâneas. e) Políticas públicas em Arte, Cultura e Educação.

Profa. Dra. Mariana de Lima e Muniz
Departamento de Artes Cênicas da EBA/UFMG
Campo de trabalho: a) Metodologia de ensino-aprendizagem em Teatro (presencial e à distância) e em ensino-aprendizagem de Teatro com tecnologias contemporâneas. b) pesquisas referentes a políticas públicas educacionais vinculadas à inserção da Arte na Educação. c) Livro Didático em Artes. d) Improvisação como metodologia de Ensino de Arte.

Prof. Dr. Maurilio Andrade Rocha
Departamento de Artes Cênicas da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) Ensino-aprendizagem de Artes/Música; b) Livro didático de Arte e outras políticas públicas para o ensino de Arte.

Profa. Dra. Mônica Medeiros Ribeiro
Departamento de Artes Cênicas da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) Processos afetivos e cognitivos na experiência de ensino-aprendizagem nas artes da cena; b) Processo de criação e práticas corporais no ensino-aprendizagem de Dança e de Teatro.

Prof. Dr. Ricardo Carvalho de Figueiredo
Departamento de Artes Cênicas da EBA/UFMG
Campo de trabalho: a) Pedagogia do Teatro; b) Formação de professores de Teatro; c) Teatro e movimentos sociais; d) Teatro na educação não-formal; e) Processos de aprendizagem do artista da cena.

Profa. Dra. Rosvita Kolb Bernardes
Departamento de Artes Plásticas da EBA/UFMG
Campo de trabalho: a) Ensino de Artes Visuais e abordagem autobiográfica; b) Formação de professores de Arte, inicial e continuada; c) Experiências que contemplam processos de ensino e aprendizagem de Arte na Educação Básica com ênfase na Educação Infantil.

Prof. Dr. Tiago de Brito Cruvinel
Professor colaborador, Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG
Campo de trabalho: a) Teoria Queer e ensino de Arte; b) Arte, Gênero, Educação e sexualidade na escola; c) Práticas artísticas no Ensino Médio; d) Currículo, BNCC e marcos legais.


 

5. Poéticas Tecnológicas

Prof. Dr. Carlos Henrique Rezende Falci
Depto. de Fotografia e Cinema da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) Modos de existência da memória em seus diversos dispositivos de externalização; b) poéticas e políticas da memória na criação artística com uso de dispositivos técnicos e/ou tecnológicos; c) Relações entre paisagem, lugar e memória.

Prof. Dr. Jalver Bethônico
Depto. de Fotografia e Cinema da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) Relações Imagem/Som, b) Linguagem audiovisual, c) Design sonoro, d) Artes sonoras, e) Música adiovisual.

Profa. Dra. Mariana de Lima e Muniz
Departamento de Artes Cênicas da EBA/UFMG
Campo de trabalho: a) Relações entre teatro e universo digital: processsos criativos; b) Convívio e Tecnovívio; c) Teatro e mídias digitais; d) Relações entre Teatro e Cinema; Teatro, improvisação game e outras narrativas interativas.

Profa. Dra. Lucia Gouvea Pimentel
Depto. de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG
Campo de Trabalho: Criação/Invenção em Arte e Tecnologias Contemporâneas.

Profa. Dra. Marília Lyra Bergamo
Depto. de Desenho da EBA/UFMG
Campo de trabalho: a) Arte e Tecnologia, b) Sistemas Complexos c) Design para mídias interativas, d) Design digital.

Prof. Dr. Virgilio Carlo de Menezes Vasconcelos
Departamento de Fotografia e Cinema da EBA/UFMG
Campo de trabalho: a) Heterotopias, saberes localizados e perspectivas cosmotécnicas em arte e tecnologia; b) Relações sociotécnicas relacionadas a aparatos digitais; c) Aspectos sociotécnicos relacionados à animação.


 

6. Preservação do Patrimônio Cultural

Profa. Dra. Alessandra Rosado
Depto. de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG
Campo de Trabalho: a) História da Arte Técnica b) Análises de técnicas e materiais de escultura em madeira dourada policromada e pintura sobre tela e madeira c) Metodologia de inventário de bens culturais móveis e imateriais.

Prof. Dr. Luiz Antônio Cruz Souza
Depto. de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG
Campo de Trabalho: a) Estudo de materiais e técnicas de produção de bens culturais, com ênfase em técnicas analíticas físico-químicas; b) Conservação Preventiva e Gestão de Riscos para a Conservação de Bens Culturais; c) História da Arte Técnica; d) Ciência do Patrimônio e Análises Materiais em Arqueologia, Paleontologia e Ciências Naturais.

Profa. Dra. Magali Melleu Sehn
Depto. de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG
Campo de trabalho: Preservação da Arte contemporânea: intenção artística, processos, conceitos, critérios, novas metodologias e tecnologia de análise para preservação, restauração, documentação e (re)exibição.

Profa. Dra. Márcia Almada
Depto. de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG
Campo de trabalho: a) conservação e restauração de documentos gráficos; b) história da cultura escrita; c) manuscritos iluminados; c) estudos de iconografia; d) valores e tomada de decisões na preservação do patrimônio.

Profa. Dra. Maria Regina Emery Quites
Depto. de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG
Campo de Trabalho: a) Escultura policromada: análises técnicas e materiais; b) Escultura policromada: análises formal estilística, autorias e atribuições; c) Escultura Policromada: história e história da arte; d) Escultura Policromada: critérios, metodologia e técnicas usadas na conservação-restauração

Profa. Dra. Yacy-Ara Froner
Depto. de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG
Campo de Trabalho: a) Gestão de Acervos e Coleções estruturado por meio do interstício dos estudos de Curadoria, Teoria Crítica e História da Arte, incluindo Estudos Culturais e Coleções Científicas, a partir de princípios de Conservação Preventiva, focado em Protocolos de Documentação, Organização Física, Planejamento, Gestão de Riscos e Sustentabilidade. b) Fundamentos da Ciência da Conservação e da Ciência do Patrimônio, enquanto campo metodológico e epistemológico.

Prof. Dr. Willi de Barros Gonçalves 
Depto. de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG
Campo de Trabalho: a) Conforto e Adequação Ambiental: ensino, pesquisa e consultoria; b) conservação preventiva de bens culturais; c) gerenciamento ambiental de coleções; d) gerenciamento de riscos ao Patrimônio Cultural; e) conforto ambiental; f) planejamento e projeto de arquitetura de museus, bibliotecas e arquivos; g) eficiência energética, arquitetura bioclimática e materiais de construção. 


 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu