Concurso para Professor Adjunto A – Nível 1 – do Departamento de Desenho – Dedicação Exclusiva

Texto: Secretaria Geral da EBA

 

ÁREA DE CONHECIMENTO: Desenho

 

VAGA: 1 (uma)

 

CLASSE DE MAGISTÉRIO: Classe A com denominação de Professor Adjunto A, nível 1

REGIME DE TRABALHO: 40 (quarenta) horas semanais, em tempo integral, com dedicação exclusiva

NÍVEL DE ESCOLARIDADE: Graduação em Artes, Artes Visuais ou Artes Plásticas. Doutorado em Artes ou áreas correlatas (conforme tabela do CNPq vigente), ou Design ou Arquitetura;

PERFIL DO CANDIDATO: Professor, pesquisador, artista visual com ênfase em desenho, com atuação prática e teórica em artes e amplo domínio nas modalidades técnicas do desenho, estudo da forma, cor e composição.

PROVAS: Prova prática presencial; Prova Didática, na modalidade à distância; Julgamento de Títulos.

PROVA PRÁTICA: Prova de Desenho que consistirá na observação direta de uma composição contendo objetos tridimensionais diversos para representação bidimensional por meio do desenho. O candidato deverá demonstrar potencial artístico e desenvoltura na representação de objetos na bidimensionalidade nos seguintes aspectos: perspectiva; proporção; construção; volumetria; textura; composição; bem como uso expressivo do material

INSTRUMENTOS, APARELHOS OU TÉCNICAS A SEREM UTILIZADAS: Os materiais utilizados durante a prova prática deverão ser providenciados pelo próprio candidato que deverá levar 1 folha de papel super white branco formato A2 gramatura 120, lápis de cor aquarelável com 12 cores.

METODOLOGIA DE AFERIÇÃO: A comissão avaliadora se encarregará de montar uma cena que conterá objetos cujo formato, textura e complexidade variados permitam aferir a capacidade interpretativa e expressiva do candidato. A metodologia de aferição consistirá na avaliação do desempenho do candidato quanto à sua capacidade de uso poético e expressivo do material, bem como a observância dos aspectos descritos no campo “Prova Prática” deste Quadro.

CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DA PROVA PRÁTICA: Realizada em modo presencial na Escola de Belas Artes da UFMG, em sala que comporta 5 a 7 candidatos, respeitando-se o distanciamento de biossegurança e garantindo a proximidade necessária à cena. Caso seja necessária a utilização de mais de uma sala ao mesmo tempo, serão montadas cenas similares, utilizando-se objetos semelhantes em sua composição.

DURAÇÃO DA PROVA PRÁTICA: A Prova Prática terá a duração de até 4 horas. A Comissão Examinadora poderá agrupar os candidatos, a seu critério, para fins de realização das provas em diferentes turnos, em função do número de candidatos inscritos, visando aos protocolos de segurança sanitária

EDITAL: Edital nº 1940, de 30 de novembro de 2021, publicado no Diário Oficial da União do dia 02 de dezembro de 2021, Seção 3, páginas 96 a 101.

INSCRIÇÕES POR CORREIO ELETRÔNICO

PERÍODO DAS INSCRIÇÕES: De 03 / 12 / 2021 a 03 / 01 / 2022

HORÁRIO: 00h00 às 23hs59 (horário de Brasília)

EMAIL: secgeralconcurso-des@eba.ufmg.br

PRAZO PARA O INÍCIO DO CONCURSO: De 30 (trinta) a 90 (noventa) dias, contados a partir da data de encerramento das inscrições.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:

O candidato deverá enviar, no ato da inscrição, os seguintes documentos:

  1. a) Termo de requerimento de inscrição devidamente preenchido e assinado (disponível no endereço https://www.ufmg.br/prorh/, Seção Formulários, opção Concursos Públicos (Candidatos).
  2. b) Cópia da Carteira de Identidade ou de outra prova de ser brasileiro nato ou naturalizado e, no caso de estrangeiro, de documento de identificação;
  3. c) Comprovação de quitação com o Serviço Militar, quando for o caso;
  4. d) Comprovação de quitação com a Justiça Eleitoral, que pode ser obtida por meio do sítio eletrônico https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral, dispensável no caso de candidatos estrangeiros;
  5. e) Comprovante do pagamento da taxa de inscrição ou Formulário de Requerimento de Isenção do Pagamento de Taxa de Inscrição de Concursos Públicos (disponível no endereço https://www.ufmg.br/prorh/, Seção Formulários, opção Concursos Públicos (Candidatos);
  6. f) Curriculum vitae extraído da Plataforma Lattes;
  7. g) Termo de Consentimento para Tratamento de Dados Pessoais, para atendimento aos artigos 7º e 11 da Lei 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, (disponível no endereço https://www.ufmg.br/prorh/, Seção Formulários, opção Concursos Públicos (Candidatos).
  8. h) documentos necessários para satisfazer os subitens 6.11 e 12.6, alínea “e”, deste Edital, se for o caso;
  9. j) Portfólio, contendo no mínimo 20 e no máximo 30 imagens, que demonstre a trajetória artística do candidato.

 

O Portfólio deverá ser organizado em arquivos no formato PDF, de tamanho máximo de 20 MB cada, quantos forem necessários, e disponibilizados para download em uma plataforma de armazenamento e compartilhamento que permita que os arquivos fiquem disponíveis durante todo o tempo de duração do concurso. O gerenciamento do espaço de armazenamento necessário para disponibilização dos arquivos é de responsabilidade exclusiva do candidato. O link para download dos arquivos deverá ser enviado para o endereço eletrônico secgeralconcurso-des@eba.ufmg.br, nomeando a mensagem da seguinte forma: “Edital [número do edital] – [nome completo do candidato] PORTFOLIO”.

Os documentos acima, exceto o Portfólio, devem ser enviados em arquivos individuais no formato PDF, com o tamanho máximo de 2 (dois) MB cada um.

No envio da inscrição, o candidato deverá nomear a mensagem da seguinte forma: “Edital [número do edital] – [nome completo do candidato]”

Caso não seja possível o envio dos arquivos em uma única mensagem eletrônica, é facultado o envio dos arquivos em mais de uma mensagem, devendo ser acrescido, ao título de cada mensagem, uma numeração correspondente à ordem de envio das mensagens.

Guia de Recolhimento Única da taxa de inscrição no valor de R$215,99 (duzentos e quinze e noventa e nove centavos), deverá ser paga no Banco do Brasil S/A, por meio de Guia de Recolhimento da União – GRU, emitida através da página eletrônica, e Guia de Recolhimento da União – GRU

https://sistemas.ufmg.br/sisarc/emissaogru/gerir/geriremissaogru.seam?codigo=bpRW7iNS1 .

Os documentos comprobatórios do curriculum vitae, numerados e ordenados na mesma sequência apresentada no curriculum vitae, deverão ser enviados, no formato PDF, para o endereço eletrônico secgeralconcurso-des@eba.ufmg.br, em até dez dias após a data final das inscrições, devendo estar agrupados em no máximo 3 (três) arquivos no formato PDF de até 20 MB cada.

OBS: Art. 50 da Resolução Complementar 02/2013 do Conselho Universitário: ” Toda a documentação será arquivada no Departamento, pelo prazo mínimo de 5 (cinco) anos.

Links

Edital Nº 1940, de 30 de novembro de 2021

Formulário de Solicitação de Isenção do pagamento de taxa de inscrição de Concursos Públicos – Cargo do Magistério Federal

QUESTIONÁRIO DE VERIFICAÇÃO DE SINTOMAS DE COVID-19 – Concurso Público para Cargo do Magistério Federal

Resolução nº 13/2010, de 11 de Novembro de 2010

Resolução Complementar nº02/2013, de 07 de Fevereiro de 2013

Decreto nº 9.739, de 28 de Março de 2019

Termo de Consentimento para Tratamento de Dados Pessoais – Lei Geral de Protecao de Dados Pessoais

Termo de Requerimento de Inscricao Concurso Público para Cargo do Magisterio Federal

Referência Bibliográfica

Temas para o Concurso

Inscrições Deferidas

Solicitacao deferida de amamentacao durante as provas