SOFTWARE LIVRE

Fotografia Técnica por CHSOS (Cultural Heritage Science Open Source – Fonte Aberta da Ciência da Herança Cultural)   Nov/2022

O site da CHSOS possue muita informação dentro do campo de documentação científica de patrimônios culturais. Por ele é possível comprar um kit de fotografia técnica (TP KIT)  que vem com um laptop onde já estão pré-instalados e testados todos os softwares que serão necessários na documentação

Digicam Control

Digicam Control é um software para o controle e ajuste das câmeras. Esse por sua vez, substitui Control my Nikon que estávamos usando antes, uma vez que mesmo sendo um bom software, apenas funcionava com câmeras Nikon. Já Digicam Control opera em vários modelos e marcas, dessa forma, faz muito mais sentido aprender a usar esse software e usá-lo em diferentes câmeras.

https://sourceforge.net/projects/digicamcontrol/files/

Raw Therapee

Raw Therapee é um programa multi-plataforma, software livre, de processamento de imagens no formato raw. Esse programa é uma alternativa que substitui o Adobe Camera Raw que é um plugin do Photoshop, isso é, precisa ser comprado.

https://www.rawtherapee.com/downloads/

GIMP

GIMP é usado para preparar o relatório da fotografia técnica. Esse software acaba por substituir o Photoshop. Tendo em vista suas funcionalidades, nós apenas precisaremos desse software para algumas operações que precisam ser feitas para a análise de imagens técnicas, principalmente o registro dessas imagens e suas visualizações em diferentes camadas. Em conclusão, um software como GIMP tem tudo que precisamos para fotografia técnica, logo já podemos dizer adeus ao Photoshop.

https://www.gimp.org/downloads/

Trabalho Office

Libreoffice para todo o fluxo do trabalho no office. Por ele é possível escrever relatórios, preparar apresentações digitais, fazer cálculos de contabilidade, citações, faturamento, etc. Para todo esse trabalho feito anteriormente no Microsoft Office, foi substituido pela suíte de aplicativos livres e gratuitos, o Libreoffice.

https://pt.libreoffice.org/descarregar/libreoffice-fresh/