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MOSTRA ARTÍSTICA DAS GRADUAÇÕES DE TEATRO E DANÇA DA UFMG 2019/2

TCCs DE LICENCIATURA

 

Análise do processo de transição de ator-improvisador para ator/professor
Edgar Vicente Quintanilha da Rocha
Orientadora: Mariana Lima Muniz
Sinopse: Análise comparativa entre o modo de criar e ser/estar do ator-improvisador e do professor de teatro.
DATA E HORARIO: 05/12 às 16hs
LOCAL: Sala Vermelha do prédio do Teatro
Classificação: LIVRE
Duração: 60 minutos
Lotação Máxima do espaço: 30 pessoas

 

 

Poéticas de si Poéticas compartilhadas – Estratégias em Performance: vivências e resistências
Márcio Jorge Alves Cardoso de Melo
Orientador: Juarez Guimarães Dias
Sinopse: Este trabalho se propõe a investigar existência de processos de treinamentos que antecedem uma ação performática e que tenham como elemento pulsante de potências performáticas, as poéticas de si. Pretendo me aproximar dos dispositivos de sensibilização corporal, entendendo a performance arte como meio artístico que engloba as vivências culturais, sociais, políticas e artísticas de cada indivíduo.
Data e Horário: 06 de Dezembro às 19h30
Local: Sala Violeta
Classificação: 12 anos
Duração: 120 minutos
Lotação Máxima do espaço: 30 pessoas

 

 

Território Negro para Infâncias: Contação de Mitologias afro-brasileira
Felipe Antonio Rodrigues de Oliveira
Orientadora: Marina Marcondes Machado
Sinopse: O autor vai refletir criticamente sobre seu percurso como aluno negro na Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Minas Gerais e sua atuação no no projeto “Território Negro para Infâncias” desenvolvido no museu Espaço do Conhecimento UFMG.”
Data e Horário: 04 de Dezembro às 14h00
Local: Sala Vermelha
Classificação: LIVRE
Duração: 90 minutos
Lotação Máxima do espaço: 30 pessoas

DIREÇÃO DE TRADUÇÃO E DE CENA: O processo Tradutório criativo da cena “O Tribunal”
Brenda Alaís de Souza Fernandes
Sinopse:A partir da identificação da tradução como processo criativo e das possíveis contribuições da prática de montagem do texto de teatro para o processo tradutório, apresentação e análise do experimento cênico “O tribunal”, quadro 9 (Gericht ) da peça didática “A exceção e a regra” de Bertolt Brecht.

 

Ficha Técnica:
Direção de Tradução e de Cena: Brenda Alaís
Texto: Bertolt Brecht
Elenco: Bruno Maracia, Gefter Rayan, Igor Fonseca, Gustavo Sousa, Lucas Prado e Raniele Barbosa
Assessoria musical: Raniele Barbosa
Cenografia: Artilharia Cênica
Concepção de figurino: Artilharia Cênica
Iluminação: Isabella Assis

Data e Horario: 08 de Dezembro às 19h
Local: NÃO INFORMADO
Classificação: LIVRE
Duração: 20 minutos
Lotação Máxima do espaço: 60 pessoas

 

 

O JOGO TEATRAL NO ENSINO DE ARTES: Por uma pedagogia da autonomia na sala de aula
Nairalyce Souza Carneiro de Almeida
Orientador: Rogério Lopes da Silva Paulino
Sinopse: Esta pesquisa desdobra-se a partir das práticas da licencianda no período de Estágio em Teatro numa escola pública. Investiga os mecanismos e estados produzidos pelo jogo teatral e suas motivações para o desenvolvimento da autonomia dos que compõem a aula de Artes-teatro, em busca de um ensino e aprendizagem mais sensível e crítico que se liberte da primazia do sistema de ensino rígido e da opressão produzida por ele.

 

Data e horário: 06 de Dezembro às 14h
Local: NÃO INFORMADO
Duração: 30 MINUTOS

 

TCCs DE BACHARELADO

Roda Ciranda, a Idade do Tempo
Pedro Almeida
Orientação de artigo: Francesca Della Mônica
coorientação de artigo: Ana Hadad

 

Sinopse: Roda Ciranda, a Idade do Tempo é um espetáculo infantil musicado, que nos leva a fazer uma viagem no tempo, relembrando a nossa infância. A peça teatral traz os brinquedos e brincadeiras de roda e de rua dos tempos antigos. Musicado ao vivo com canções do universo infantil.

 

Ficha Técnica:
Elenco: Ploc: Pedro Almeida, Patota: Pamela Rocha, Albert: Igor Fonseca, Erica: Ludmila Lins , Palhaço: Alexandre Ventura
Cantores e músicos: Teclado e flauta: Mariana Duarte, Violão: Letícia Leão
Vocal: Efigênia Maria, Vocal Thales Barbosa
Direção: Coletiva
Produção Geral: Artur Barbi, Lucas Lemos, Ludmila Lins e Mariana Duarte
Cenografia: Artur Barbi
Figurino: Lucas Lemos e coletivo
Musicas: Mariana Duarte e coletivo
Dramaturgia: Adaptação do texto de Henrique Diana

Data e horário: 26, 27 e 28 de Novembro às 18:30.
Local: Piscinão – Hall do prédio da Belas Artes.
Classificação: LIVRE
Duração: 50 minutos

 

 

 

Corpa
Felipa Guimarães
Sinopse: Construção performática. Corpas e corpos, que se vêem como potência política, mesmo estando socialmente colocades como minoria. A temática dessa construção, busca se ancorar nas pulsões de resistência política, que se fazem presentes nessas corpas, e nesses corpos. E que, através da arte, buscam se comunicar e se aproximar de seus comuns, informar os não comuns, clamar por suas r-existências e ao que delxs são de direito.

 

Ficha Técnica
Direção: Felipa Guimarães
Produção: Felipa Guimarães, Beatriz Novaes, Estênio Elegran, Michell Sarantides
Iluminação: Ismael Soares, Eliezer Sampaio (operação)
Preparação Corporal: Elisa Nunes
Preparação Vocal: Juliana Tostes
Atuação: Aisha Brunno, Akin Silva de Oliveira, Anna Miranda, Brisa Alkimin, Carmem Marçal, Efe Godoy, Giullia Braga, Mel Amaxy, Vitor Fernandes, Sarah Besha (Wemerson Moreira) – em vídeo – e Felipa Guimarães (ao vivo)
Direção de fotografia e edição (video): Clara Olac, Bruno Heleno

Data e Horário: 3 e 4 de Dezembro às 20h
Local: Espaço Preto do Prédio de Teatro
Classificação: 12 anos
Duração: 50 minutos

 

 

Maternar
Amanda Coimbra
Sinopse: 4:16 do dia 28 de setembro de 2018 Elis nasceu e a maternidade chegou me encarando de frente. Elis trouxe, desde antes de nascer, uma vivência repleta de surpresas, dores, frustrações, laços e afetos. O maternar me revelou uma outra perspectiva sobre o meu mundo e a sociedade. Modificou o meu sentir, o meu pensar, o meu agir… A maternidade é múltipla e variável. A maternidade real é um desafio diário, transformador e muito mais intenso do que ouve e se diz por aí. Maternar é se colocar pra jogo, na linha de frente. Da luta e do afeto.

 

Ficha Técnica:
CONCEPÇÃO: Amanda Coimbra
DRAMATURGIA: Amanda Coimbra e Malu Falabella
ELENCO: Amanda Coimbra, Bruna Chiaradia, Izza, Joana Rochael, Lígea Lana, Luísa de Paula
DIREÇÃO GERAL: Malu Falabella
DIREÇÃO DE MOVIMENTO: Gabriella Hedegaard
DIREÇÃO DE ARTE: Bárbara Batitucci
ILUMINAÇÃO: Yasmine Rodrigues
CENOGRAFIA E FIGURINO: Bárbara Batitucci
DIREÇÃO VOCAL e MUSICAL: Izza
TRILHA SONORA: Gilmar Iria, Henrique Vilela e Izza
FOTOGRAFIA: Lorena Zschaber
AUDIOVISUAL: Clarissa Alcantara, Henrique Manara, Henrique Vilela e Lucas Barreto
ARTE GRÁFICA: Raposa Lopes
PRODUÇÃO: Cia Quatro Quartos

Data e Horário: 13, 14 e 15 de setembro às 20h
Local: Espaço Comum Luiz Estrela
Classificação: 12 anos
Duração: 60 minutos
Lotação máxima do espaço: 40 pessoas

 

 

E (x) U

 

Junior Baeta
Sinopse: Na procura do eu – ator – múltiplo e diverso. Reencontro-me com a figura de “e”x”u”, dono das encruzilhadas, dono dos caminhos, guardião, mensageiro, dentre uma infinidade de nomes e associações que podem ser feitas para esta força que me ancorei neste trabalho. O meu mar é a Bahia, este mar me criou e me formou entre suas ondas, com os encontros e desencontros levados pelos rios. Os rios são os caminhos, que me levam para outros mares, criando encruzilhadas, na jangada que sou eu.

Ficha Técnica:
Direção: Coletiva
Autor/Ator: Junior Baeta
Percurssão: Rafael Silva
Caracterização e Produção: Rafael Soares
Concepção de Luz: Eliezer Sampaio

Data e Horário: 23 de Novembro às 20h
Local: Espaço Preto do Prédio do Teatro
Classificação: 12 anos
Duração: 50 minutos
Lotação máxima do espaço: 50 pessoas

 

 

 

A alquimista
Fernanda Signorini
Sinopse: O desejo de transformação guia o encontro da Alquimista com seus reflexos diante do espelho, esse que reflete a pureza e traduz o verdadeiro conteúdo da consciência. Em seu inusitado laboratório ela está em busca de um corpo alquímico, aquele que se encontra em “estado bruto” e precisa ser “lapidado”. Um experimento dançante para se alcançar os segredos da “Flor de Ouro”, a vida como um contínuo processo de transformação.

 

Dramaturgia: Fernanda Signorini
Atuação: Fernanda Signorini
Direção Musical: Felipe Pinheiro
Cenário e Figurino: Thyana Hacla
Iluminação: Morgana
Produção Geral: Cairo Andrade e Sitaram Custódio
Data e Horário: Dia 6 e 7 de Dezembro ás 20hrs
Local: Gramado em frente a Escola de Belas Artes UFMG
Classificação: LIVRE
Duração: 45 minutos
Lotação máxima do espaço: 80 pessoas

 

 

APRESENTAÇÃO DE LABORATÓRIOS DE PESQUISA

ESPERANDO LECA
Espetáculo em Processo do Laboratório de Experimentação e Criação em Artes Cênica

 

Sinopse: Enquanto Esperamos Leca contamos histórias, receitas, coreografias e muito mais para vencer o tédio.

 

Ficha Técnica:
Direção: Rita Gusmão
Dramaturgia: LECA de Palhaçaria
Elenco: Athos da Silva, Léo Heytor, Marcelo Drummond, Millena Muniz, Paula Valentine, Rita Gusmão e Rogéria Lepesqueur

 

Data e Horário: 05 de Dezembro às 11h
Local: Espaço Vinho do Prédio do Teatro
Classificação: LIVRE
Duração: 50 minutos
Lotação máxima do espaço: 50 pessoas

Grupo de Promoção da Igualdade Racial – EBA

Criação do Grupo de Promoção da Igualdade Racial da Escola de Belas Artes.
Data e Horário: 06 de Dezembro às 10h
Local: Espaço Vermelho
Classificação: LIVRE
Duração: 120 minutos
Lotação Máxima do espaço: 50 pessoas

 

 

APRESENTAÇÃO DE FINALIZAÇÃO DE DISCIPLINA

Cenas a partir de jogos tradicionais
Disciplina: FTC0044: Jogos tradicionais no teatro – Profº Eugênio Tadeu
Sinopse: Apresentação de pequenas cenas que tiveram como referências os jogos tradicionais brincados durante o período da disciplina.
Ficha Técnica: Estudantes da disciplina – criação, dramaturgia e atuação.
Data e Horário: 27 de Novembro às 14h30
Local: Espaço Laranja do Prédio de Teatro
Classificação: LIVRE
Duração: 60 minutos
Lotação máxima do espaço: 20 pessoas

 

 

Mostra de Improvisação II
Disciplina: Oficina de Improvisação II – Profª Mariana Lima Muniz

 

Sinopse: Mostra de final da disciplina Improvisação II com jogos de improviso
Data e Horário: 18 de Novembro às 15h30
Local: Auditório da Escola de Belas Artes
Classificação: LIVRE
Duração: 50 minutos
Lotação máxima do espaço: 100 pessoas

 

 

 

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
Exibição e debate: O pão nosso de cada dia – uma série documental sobre desafios e cotidianos de professoras da Educação Básica.

 

Sinopse: Três professoras e um professor, em momentos distintos de suas carreiras, se tornaram personagens desta série documental que trata de seus cotidianos, desafios, anseios, memórias, alegrias e reflexões através de imagens do dia a dia na escola e em suas casas. Esta exibição e roda de conversa tem o objetivo de alongar a repercussão e as recepções da série produzida ao longo do último ano.

 

Ficha Técnica:
Direção: Thiago Rosado
Roteiro: Thiago Rosado / Vanessa Macêdo
Fotografia: Thiago Rosado / Bruna Donini
Montagem e Edição: Thiago Rosado
Idealização: Revista Brasileira de Educação Básica
Realização: Pensar a Educação, Pensar o Brasil (1822 – 2022)

 

Data e Horário: 27, 28 e 29 de novembro, de 12:30 às 14 horas
Local: Espaço Preto do Prédio de Teatro
Classificação: LIVRE
Duração: 90 minutos
Lotação máxima do espaço: 50 pessoas

Reapresentação de TCC

MAQAM
Raposa Lopes
Sinopse: “You show me continents, i see the islands. You count the centuries, i blink my eyes.” – Bjork Lugar. O termo MAQAM designa, literalmente, o conceito de lugar. Sem coordenadas, sem especificações ou informação numérica para servir de orientação. Nada além do que se pode ver. Apenas veja.

 

Ficha Técnica:
Concepção e direção cênica: Raposa Lopes
Direção dramatúrgica: Carolina Cândido
Direção corporal: Samuel Carvalho
Iluminação: Matheus Antunes
Desenho Sonoro: O Gajo
Arte gráfica: Raposa Lopes
Produção: Matheus Antunes e Raposa Lopes
Atuação: Raposa Lopes e Samuel Carvalho

 

Data e Horário: 07 de Dezembro às 20h
Local: Espaço Preto do Prédio de Teatro
Classificação: LIVRE
Duração: 45 minutos
Lotação máxima do espaço: 40 pessoas

PRÁTICA DE CRIAÇÃO CÊNICA a

PRÁTICA DE CRIAÇÃO CÊNICA A

 

A ETNOLOGIA DA SOLIDÃO ou Sempre pode ser o último voo. Não desligue o celular! Envie mensagens! Atenda as chamadas! Fotografe à vontade e, se precisar de alguma coisa, fale com a moça de azul!
Senhores passageiros, de acordo com o etnólogo francês Marc Augé: “É no anonimato do não-lugar que se experimenta solitariamente a comunhão dos destinos humanos. Haverá, portanto, espaço amanhã, talvez já haja espaço hoje, apesar da aparente contradição dos termos, para uma etnologia da solidão”*

 

*AUGÉ, Marc. Não-lugares. Introdução à uma antropologia da supermordenidade. Campinas, SP: Papirus, 1994. P.110.

 

 

 

Elenco: Anna Starling, Gabriela Arsênio, Gabriela Fernandes, Giovanna Miranda, Gra Bohorquez, Halyson Félix, Haydyn Petrus, Jaciara Marschner, Júlia Jota, Leonardo Heytor, Marcio Murari, Matheus Ayram, Sâmylla Aquino, Simone Ribeiro, Stella Kikuchi, Tiago Agar.

 

Dramaturgia e direção: o grupo

 

Coordenação: Antonio Hildebrando

 

Iluminação: Eliezer Sampaio

 

Concepção de cenários e figurinos: Halyson Félix

 

Confecção de cenários e figurinos: Arthur Barbi, Clara Almeida, Raposa Lopes

 

Supervisão de cenotécnica: Daniel Ducato

 

Efeitos sonoros: Matheus Ayram e Leonardo Heytor

 

Preparação corporal: Tiago Agar

 

Preparação vocal: Jaciara Marschner

 

Assessoria Coreográfica: Marcos More

 

Assessoria em percussão: Marcus Carvalho

 

Maquiagem: Giovanna Miranda

 

Operação de luz: Artur Barbi

 

Fotos: Cláudio Nadalin

 

Equipe de produção: Clara Almeida, Fernando Audmoc, Gabriel Saralondë, Gabriela Arsênio, Gabriela Fernandes, Halyson Félix, Jaciara Marschner, Leonardo Heytor, Sâmylla Aquino, Tiago Agar.

 

 

 

Agradecimentos: André Luiz Felix; Fernanda Xavier; Grupo Oriundo de Teatro; Ivanil Fernandes, Marina Marcondes Machado; SLOP; TU-UFMG,

 

 

 

Indicação etária: 12 anos

 

Lotação 150 lugares

 

Haverá distribuição de senhas 30 minutos antes do horário de cada apresentação.

 

22 de novembro às 20h e 23 e 24 de novembro às 19h.

 

Auditório Álvaro Apocalypse – Escola de Belas Artes – UFMG

 

 

 

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