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CONSERVAÇÃO-RESTAURAÇÃO
escola belas artes da uFMG

ESTRUTURA CURRICULAR

O currículo foi elaborado para oferecer ao aluno orientação para definir o seu percurso na UFMG, aproveitando várias atividades acadêmicas para fins de integralização curricular, portanto, oferecendo condições de acesso simultâneo ao conhecimento, às habilidades específicas e a atitudes formativas na área.

A primeira etapa é composta pelos períodos iniciais, 1o, 2o, 3o e 4o, dedicados à formação básica que serão de instrumentação, de sensibilização e dedicados à preparação acadêmica do aluno para alcançar os objetivos propostos pelo curso. As disciplinas obrigatórias são consideradas essenciais para a formação do conservador-restaurador. No final do 4o período o aluno deverá formalizar oficialmente a escolha do percurso curricular pretendido junto ao colegiado do curso.

A segunda etapa é composta pelo 5o, 6o e 7o períodos que serão dedicados às áreas específicas da formação do conservador-restaurador. O aluno deverá optar por cursar disciplinas dos 4 Grupos entre os sugeridos.

Os Grupos sugeridos são:

Grupo 1 - Conservação-Restauração de Esculturas.
Grupo 2 - Conservação-Restauração Papel.
Grupo 3 - Conservação-Restauração de Pinturas.
Grupo 4 - Conservação Preventiva.

O aluno terá liberdade na composição do seu currículo, não possuindo disciplinas ou atividades obrigatórias e montará sua grade curricular de acordo com sua necessidade ou seu interesse.

A terceira etapa é composta pelo oitavo período que será dedicado à elaboração do Trabalho Final de Graduação, um dos requisitos para a obtenção do diploma de Bacharel em Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis.


O tempo mínimo para integralização é de 8 períodos e o máximo de 14 períodos letivos.

 

Veja também:

Estrutura Curricular
Grade Curricular
Ementas das Disciplinas
Quadro de horários
Eixos Estruturantes

Resolução - Atividades Complementares
Resolução - Estágio


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