Requerimentos de Ocorrências no SIGA

Atualmente apenas o requerimento de trancamento total de matrícula está disponível.

Os estudantes dos cursos de graduação poderão solicitar o trancamento total de matrícula diretamente no SIGA, utilizando o acesso via MinhaUfmg.

A implementação desse módulo facilitará o acompanhamento dos requerimentos enviados pelo estudante e a gestão dos requerimentos recebidos pelo colegiado. Além disso, o processo proporcionará maior flexibilidade para o estudante, já que este criará o requerimento e acompanhará o fluxo, sem necessidade de ir, presencialmente, ao colegiado. A funcionalidade de gestão dos requerimentos também facilitará a análise do requerimento, uma vez que já validará regras existentes nas Normas Acadêmicas da UFMG e permitirá que o coordenador visualize dados do estudante de forma mais ágil em tela única.

Veja arquivo com as instruções e o passo a passo do procedimento TT_INSTRUCOES. Também anexo, está o arquivo com o roteiro para os estudantes criarem o requerimento de trancamento total de matrícula no SIGA. O roteiro poderá ser disponibilizado aos estudantes pelos Colegiados de Curso. Dessa forma, solicitamos que os Colegiados comuniquem aos estudantes sobre o novo procedimento.

Em um primeiro momento, a tramitação via formulário impresso não será desativada. Todavia, se o estudante iniciar o procedimento de trancamento total via requerimento online, todos os demais procedimentos que envolvem a rotina do trancamento total deverão ser via SIGA.

Colocamo-nos à disposição para atender as demandas relativas ao procedimento em tela, pelo telefone 34094166. Solicitamos, ainda, que as sugestões de melhorias, se for o caso, sejam encaminhadas para dir@drca.ufmg.br.