ARQUICONFRARIA DO CORDÃO DE SÃO FRANCISCO NAS MINAS GERAIS

CLASSIFICAÇÃO, CONTENDA E QUARESMA, SÉCULOS XVIII-XIX

Autores

  • Maria Clara Caldas Soares Ferreira

Palavras-chave:

Arquiconfraria do Cordão de São Francisco, Procissão das Cinzas, Escultura Devocional, Capitania e Província de Minas, Séculos XVIII-XIX

Resumo

Instaurada na Capitania de Minas a partir do ano de 1760, a Arquiconfraria do Cordão de São Francisco compartilhou com a elitista Ordem Terceira da Penitência as vestes, as insígnias e o calendário paralitúrgico da Família Seráfica. Por agremiar devotos “não brancos”, a Arquiconfraria do Cordão de São Francisco teve de formular estratégias para organizar a Procissão das Cinzas, ao marcar o início do tempo quaresmal. Ensejou-se compreender como esse braço mestiço do culto franciscano no território minerador vivenciou a Quaresma e realizou a Procissão das Cinzas, diante da oposição da Ordem Terceira da Penitência.

Biografia do Autor

Maria Clara Caldas Soares Ferreira

Maria Clara Caldas Soares Ferreira é bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto. Pela mesma instituição, obteve o título de especialista em Cultura e Arte Barroca. É mestre e doutora em História Social da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2020-09-29

Edição

Seção

Artigos