O ENTALHADOR LUIZ PINHEIRO: UM ILUSTRE DESCONHECIDO DA ARTE ESCULTÓRICA NO BARROCO MINEIRO

Autores

  • Adriano Ramos

Palavras-chave:

Retábulos., Escultura sacra, Mestre Piranga, Luiz Pinheiro

Resumo

O presente artigo procura traçar a trajetória do entalhador Luiz Pinheiro no cenário das artes plásticas produzidas nos séculos XVIII e XIX na capitania das Minas do Ouro. Os dois retábulos documentados de sua autoria são analisados em seus detalhes escultóricos e comparados a outras produções do período que têm alguma similaridade entre si. No decorrer do estudo sobre o artista, além de adentrarmos o campo das imagens presumivelmente saídas do seu cinzel, é aventada a possibilidade de associação entre Luiz Pinheiro e outros oficiais do Vale do Piranga, região ao sul das cidades de Mariana e Ouro Preto, onde existiu uma oficina de esculturas sacras, cujas obras ali produzidas são atribuídas por estudiosos ao “Mestre Piranga”.

Biografia do Autor

Adriano Ramos

Adriano Ramos é pesquisador da arte do período colonial em Minas Gerais e restaurador de obras de arte do Grupo Oficina de Restauro.

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Publicado

2020-09-29

Edição

Seção

Artigos