ESCULTURAS DEVOCIONAIS DE SABARÁ

DIVERSIDADE E SINGULARIDADE NA POLICROMIA

Autores

  • Ana Carolina Rodrigues

Palavras-chave:

Policromia, imaginária, Sabará

Resumo

Estudo da policromia das esculturas devocionais dos séculos XVIII e início do XIX da cidade de Sabará. São citadas algumas características identificadas nos estofamentos das imagens que, juntamente com documento de 1818 transcrito por Zoroastro Vianna Passos, indicaram o trabalho de uma oficina na cidade, possivelmente liderada por Joaquim Gonçalves da Rocha. Ao registrarmos os motivos ornamentais através da análise formal, procuramos compreendê-los, relacionando-os entre si na busca de elementos que revelassem a identidade da policromia sabarense.

Biografia do Autor

Ana Carolina Rodrigues

Ana Carolina Rodrigues é mestranda na linha de pesquisa Preservação do Patrimônio Cultural , do Programa de
Pós Graduação em Artes, da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientadora: Professora Dra. Maria Regina Emery Quites

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Publicado

2020-09-29

Edição

Seção

Artigos