Conheça a escola

 

 

1
 

Atelier premia obra de arte sobre diversidade

A Galeria Belvedere promove um concurso anual de arte contemporânea com tema variável, voltado a todos os artistas brasileiros que se confrontam com a linguagem contemporânea, nas modalidades de pintura, escultura, fotografia, digital-art e vídeo.

A segunda edição 2011 tem como tema “a força da diversidade”. A diversidade é um tema muito debatido na cultura contemporânea, o dialogo entre “local” e “global” procura uma explosão de novas poéticas cada vez mais corajosas, com o risco sempre presente da cair no vórtice do ridículo e do cativo gosto. Mas a diversidade está se tornando um bem cada vez mais raro, pois a globalização e a difusão das notícias nos assemelham mais e mais.

Prêmio

O vencedor da etapa final do Prêmio Belvedere-Paraty 2011 será premiado com uma viagem a Florença, Itália (passagem aérea e hospedagem para 10 dias, para duas pessoas), e terá agendada uma exposição individual na próxima edição do Prêmio Belvedere Paraty Arte Contemporânea.

Cronograma

10 julho - término da inscrição e entrega de material (via internet)
30 julho - anúncio do vencedor

Comissão Julgadora

• Emanoel Araújo (artista, Diretor-curador do Museu Afro Brasil de SP)
• Francesca Sorace (curadora da editora de livros de arte Charta, Milão-Nova York)
• Éder Chiodetto (fotografo e curador de fotografia no Mam SP)
• Monica Filgueira, (galerista SP)
• Liege M. Gonzales, (editora da revista DAS artes, RJ)
• Márcio Franco (artista, curador da Casa da Cultura de Paraty)
• Cesare Pergola (arquiteto-artista, diretor da Galeria Belvedere em Paraty)

Atelier

Belvedere é um atelier de arte, design e restauração, situado no centro histórico de Parati, RJ. Fundado em 15 de agosto 2009, oO objectivo do atelier é a formação e promoção da cultura da arte e do design.

Em pratica o atelier funciona como firma de decoração, de restauração de obras de arte e promove atividades culturais como exposição, palestra e lançamentos, cursos e concursos de arte e design.

Edital

Ficha de Inscrição

Mais informações pelo site do Atelier Belvedere Paraty.

  1  
 

Goiânia Mostra curtas recebe inscrições

 

O Icumam - Instituto de Cultura e Meio Ambiente abre inscrições gratuitas para a 11ª Goiânia Mostra Curtas, até 9 de agosto. Um dos maiores festivais brasileiros do gênero curta metragem, o evento está programado entre 4 e 9 de outubro de 2011, no Teatro Goiânia, em Goiânia/GO, e tem o patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Rouanet.

Podem participar do processo seletivo produções de 2010 e 2011, realizadas em 35mm, 16mm e vídeo. Para se enquadrar na categoria curta metragem, o filme deve ter duração máxima de 25 minutos. De acordo com o regulamento, a relação dos curtas selecionados será divulgada até 30 de agosto.

Os interessados em se inscrever deverão atender as novas exigências do Ministério da Justiça, conforme orientado na Portaria n° 3.203/2010. Para participar da seleção das mostras competitivas, o filme deverá estar regularizado quanto à atribuição de Classificação Indicativa. Esta é uma adequação feita por todas as mostras e festivais brasileiros, a partir deste ano. 

 

O principal foco da Mostra é a democratização da produção audiovisual Em sua programação estão previstas exibições de filmes e vídeos de diferentes gêneros e formatos, sem distinção.

Prêmios

A premiação do festival tem foco no incentivo à produção, oferecendo prêmios em produtos e serviços, cedidos por empresas da indústria do audiovisual, no valor aproximado de R$ 77.000,00. As mostras competitivas são: Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Municípios, Curta Mostra Goiás, 10ª Mostrinha e Curta Mostra Cinema nos Bairros. Além de contar com júri oficial, a GMC também tem a participação de júri popular, que elege os ganhadores do Troféu Icumam.

Regulamento

Ficha de Inscrição

Mais detalhes no site da Mostra.

 

 
  Trabalhos de alunos ocupam o prédio da Escola de Belas Artes
 

Mostra de Fotografia

O primeiro andar do prédio da Escola de Belas Artes recebe a Mostra dos Ateliês de Fotografia. Nesta exposição, é possível ver o trabalho desenvolvido por Anna Martins, Camila Stork Leroy, Camila Fernandes, Carla Lopez, Carolina Castro, Daniel Neto, Emanuelle Souza, Emmanuelle Dias, Felipe Doreto Figueiredo, Fernanda Coimbra, Letícia Lopes, Luiz Gonçalvez, Michell Lott, Nancy Mora Castro, Natália Pimenta, Plínio Alcântara, Raquel Prado, Samuel Andrade e Stephanie Boaventura ao longo do semestre.

É possível visitar a exposição até o dia 04 de julho.

 

Viagem de Thespis

A partir do dia 04 de de julho, a EBA se transforma no palco do espetáculo A viagem de thespis. Nos últimos meses, os frequentadores da Escola se depararam diversas vezes com os ensaios desse grande espetáculo, coordenado pelo Professor Doutor Antônio Hildebrando. O projeto gera alguns produtos como palestras, exposições, material didático e publicação, mas seu principal objetivo é catalisar processos, na criação de um espetáculo transdisciplinar que agrega a comunidade da Escola.

As apresentações acontecem as 20h, de 04 a 08 de julho e 19h nos dias 09 e 10.

 

 

Setor de Comunicação

e-mail: comunica@eba.ufmg.br
telefone: (31) 3409-5281
Redação: Thiago Vetromille

1


Para receber o Boletim da EBA em seu e-mail entre em contato com comunica@eba.ufmg.br
 

 

 ARQUIVO


2011

Boletim 138 - Junho
Boletim 137 - Maio
Boletim 136 - Abril
Boletim 135 - Março
Boletim 134 - Março

2010
Boletim 133 - Novembro
Boletim 132 - Novembro
Boletim 131 - Outubro
Boletim 130 - Setembro
Boletim 129 - Setembro
Boletim 128 - Agosto

Boletim 127 - Junho
Boletim 126 - Junho
Boletim 125 - Maio

Boletim 124 - Maio
Boletim 123 - Abril
Boletim 122 - Março