FILOSOFIA HISTORIA SOCIOLOGIA TECNOLOGIA IMAGEM DIÁRIO

Artesanato
O Rito e a magia
Arte e Trabalho nos Períodos Paleolítico e Neolítico
Estatuto do Artista e Organização Da Produção no Oriente Antigo
Mosteiros
Corporações da Idade Média
Lodges e Guildas
Revolução e Arte
Arte Pré-histórica
Arte primitiva
Arte Indígena
Missão Francesa

Grupo:


Lino Junkel
Iara Ribeiro
Raquel Rascoe

Arte Pré – Histórica
A arte é uma necessidade do homem, e tudo que sabemos sobre o homem em suas primeiras épocas (alem de suas ossadas) _ deve-se ao artesanato.
O homem primitivo escavou, gravou ou pintou nas paredes rochosas dos seus abrigos, mas e homem da Pré - História; bem, as primeiras manifestações da arte Pré – Histórica foram pequenas estatuetas ou incisões, alem de utensílios de pedra talhada.
A arte desta época é freqüentemente animalista, exceto algumas estatuetas que representam corpos femininos muito estilizados, e as figuras de animais são mais simbólicas.
O período mais antigo é caracterizado por formas geométricas, por silhuetas de animais desenhada com os dedos nas paredes argilosas úmidas e por mão pintadas em negativos sobre um fundo vermelho ou negro. Esta arte é principalmente caracterizada pela intensidade dramática do movimento; o artista não procurava dar as formas reais, mas esquemas, por sinais e símbolos, e outros meios de expressão artística é a cerâmica e utensílios.


Bibliografia

BARATA, Frederico. As Artes Plásticas No Brasil . Rio De Janeiro: Tecnoprint gráfica S.A, 1970.
UPJOHN, Everrad, WINGERT, Paul, GASTON, Jane. História Mundial Da Arte. Lisboa: Livraria Bertrand, 1949. Volume 1.
ZANINI, Walter. História Geral Da Arte No Brasil. São Paulo: Unibanco Editora, Publicidade e Gráfica LTDA, 1983. Volume 1.