Conheça a escola

  09/02/10

MUROS: TERRITÓRIOS COMPARTILHADOS
Texto: Divulgação


 

 

   

 

Estão abertas as inscrições para o projeto Muros: Territórios Compartilhados, que irá selecionar sete propostas artísticas tendo muros de Belo Horizonte como suporte. A iniciativa, coordenada por Bruno Vilela e realizada com recursos do Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte, foi criada para promover a produção, o pensamento e o diálogo sobre arte em espaço público.

Buscando transformar barreira em acesso, Muros: Territórios Compartilhados fará as artes visuais ganharem as ruas para aproximá-las da população. As propostas poderão ser realizadas em muros situados em qualquer uma das nove regionais da cidade, sendo a descentralização um dos critérios de seleção. Além dos limites espaciais, o projeto quer ainda ultrapassar o potencial de troca simbólica dos muros, já usados como painel tanto pela propaganda quanto pelo grafite. "Pretendemos ampliar a utilização do suporte com o fomento a outras linguagens próprias das produções contemporâneas de arte, como instalação, performance e projeção", exemplifica o coordenador Bruno Vilela.

Podem apresentar propostas artistas, coletivos e estudantes. Os selecionados receberão um prêmio no valor de R$ 1.000 e poderão consumir uma verba de até R$ 1.000 na execução dos trabalhos, prevista para o período entre abril e maio. Todo o processo será documentado e resultará em um catálogo, a ser lançado ainda neste ano, durante uma mesa redonda com curadores e artistas, aberta ao público.

O edital do Muros: Territórios Compartilhados pode ser consultado no site muros.art.br. As inscrições de propostas devem ser feitas também pela homepage do projeto, até 10 de março. Mais informações pelo e-mail: contato@muros.art.br