Cátedras Francesas na UFMG apresenta: PHILIPPE DUBOIS – Escola de Belas Artes da UFMG

Eventos:
CURSO “A PÓS-FOTOGRAFIA”
Sessão 1 : 03 a 06 de novembro >  14 às 17h
Sessão 2 : 11 a 14 de novembro > 14 às 17h

CONFERÊNCIA
A arte contemporânea tornou-se “fotográfica”?
07/11/2014  > de 10 às 12 h

Local: Conservatório de Música da UFMG |  Av. Afonso Pena 1534 | Belo Horizonte

Dentro do recém implantado Programa de Cátedras Francesas – parceria entre o Diretoria de Relações Internacionais da UFMG e a Embaixada da França no Brasil -, o Programa de Pós-graduação em Arte da Escola de Belas Artes/ UFMG receberá a partir de novembro, o Professor e Pesquisador Philippe Dubois, da Universidade Sorbonne Nouvelle / Paris 3.

Sumidade reconhecida internacionalmente, inquestionável representante do pensamento europeu sobre a imagem e mais especificamente sobre a fotografia e o cinema em interface com as artes visuais, trata-se do autor de livros referenciais como O ato fotográfico e Cinema, vídeo Godard (somente para citar dois títulos traduzidos para a língua portuguesa).

Nesse período de atividades em Belo Horizonte ele oferecerá, em um contexto de Pós graduação (mestrado e doutorado), dois cursos intensivos, sendo o primeiro “A Pós-Fotografia”, dividido em dois módulos entre os dias 03 e 06 e 11 e 14 de novembro.  As inscrições ocorrerão somente através do site da FUNDEP, do dia 29/10 às 20h do dia 02 sendo cobrada uma taxa que conta com desconto para aqueles que participarem dos dois módulos consecutivos. Há também um valor diferenciado para os alunos de mestrado e doutorado e para professores da UFMG, em relação ao público externo, como vemos no quadro abaixo.

CURSO
“A PÓS FOTOGRAFIA” 1 módulo (R$) 2 módulos (R$)
Professores da UFMG 130,00 220,00
Estudantes Pós  UFMG 75,00 110,00
Participantes externos 150,00 260,00

Philippe Dubois fará ainda, em 07 de novembro, a primeira de três conferências, sendo aberta ao público e gratuita, onde discorrerá sobre uma indagação extremamente pertinente nos dias de hoje : A arte contemporânea tornou-se “fotográfica”? Tendo em vista a recorrência da fotografia como parte integrante de diferentes linguagens artísticas contemporâneas , participando da pintura, da instalação, e de inúmeras derivações dentro do universo digital, trata-se de um elemento de discurso cuja complexidade merece ser analisada e constantemente reavaliada.

Ambas as programações ocorrerão no Conservatório de Música da UFMG, na Av. Afonso Pena, 1534, em frente ao Palácio das Artes.

Comentários desativados

Palestra: Sobre livros de artista: Figuras e Apêndices

Comentários desativados

Comentários desativados

1ª Missão de Trabalho – 2014 do ACORDO BILATERAL UNIRIO – UNIPD

De 28 de outubro a 7 de novembro a Escola de Teatro e o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO recebem a professora Caterina Barone da Università di Padova, professora de Dramaturgia antiga e História da filologia e da tradição clássica, e tradutora, na primeira Missão de Trabalho do acordo bilateral UNIRIO – UNIPD – Artes Cênicas/ Teatro (2014-2016), que conta com a participação de professores brasileiros e contempla ações orientadas por abordagens históricas do teatro para perscrutar o tema Teatro, Tradução e Memória, no espaço das relações histórico – culturais Brasil e Itália.

Para maiores informações confira a Programação do Evento.

Comentários desativados

Aula “Treinamentos do Ator e Práticas Meditativas” como o Prof. Daniel Plá

Comentários desativados

Mini Jornada Grupo de Pesquisa Intermídia

Comentários desativados

Habitar 2014 – SEGUNDA CHAMADA DE TRABALHOS

O seminário se organiza em conferências, mesas redondas e apresentações de comunicações e relatos de experiências, estruturados a partir de três temários centrais:

  • “A produção do habitar: políticas públicas”
  • “A produção do habitar:  projeto e tecnologias”
  • “Viver a cidade”

SEGUNDA CHAMADA DE TRABALHOS E RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

O Comitê Científico do evento fará uma seleção de trabalhos a partir de propostas de comunicações e relatos de experiências.  O resumo será submetido à análise da Comissão Científica. O parecer será enviado para o email do responsável pela submissão do trabalho.

 

CRONOGRAMA

20 / 10 / 2014 Data limite para submissão do resumo
25 / 10 / 2014 Notificação de aceite do resumo
05 / 11 / 2014 Data limite para a submissão do trabalho
26 / 11 / 2014 Abertura do evento

MAIS INFORMAÇÕES

www.forumhabitar.com
E-mail: institutoeds@ieds.org.br

Comentários desativados

Seminário Internacional História da Arte

Comentários desativados

Relação da Banca Examinadora do Processo Seletivo 2015

Conforme determina do Edital de Seleção 2015 do PPG-Artes (mestrado e doutorado), estamos publicando a Relação Nominal da Banca Examinadora e Declaração de não impedimento e suspeição de cada membro em função dos candidatos inscritos neste concurso. Belo Horizonte, 03/10/2014 às 17:00. Ambos os documentos poderão ser visualizados nos links abaixo:Declaração de não impedimento/DivulgaçaoBanca2015

Comentários desativados

Programa MUNDUS LINDO: bolsas na Europa e América Latina

 

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) informa que o projeto MUNDUS LINDO concederá bolsas de intercâmbio, em universidades da Europa e América Latina, para pesquisadores de doutorado e pós-doutorado interessados em realizar mobilidade estudantil.

 

No âmbito do programa Erasmus Mundus, o projeto tem como objetivo principal a promoção da cooperação educacional do ensino superior entre países da União Europeia e América Latina.

 

Pesquisadores interessados deverão preencher formulário de candidatura disponível no site do projeto (http://www5.uva.es/munduslindo/) até o dia 31 de outubro.

 

Mais informações poderão ser obtidas no siteda DRI (www.ufmg.br/dri).


Comentários desativados